da Redação

A Toyota convoca enfim neste domingo (2) o recall do Corolla fabricado a partir de abril de 2008. O atendimento começa nesta segunda (3) e envolve mais de 100 mil unidades. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indicam que a empresa fabricou 132.729 unidades do Corolla no Brasil entre abril de 2008 e março de 2010 (26.657 para exportação). Até o final de março foram produzidos para o mercado interno 106.072 unidades na fábrica de Indaiatuba (SP).

Segundo comunicado divulgado hoje pela marca, a "campanha de chamamento" (o termo recall é evitado) tem como objetivo "reforçar aos consumidores a informação existente relativa aos riscos decorrentes da incorreta colocação do tapete genuíno Toyota ou utilização do tapete não genuíno, nos veículos Corolla, diante da possibilidade de interferência do tapete no retorno do pedal do acelerador".
Na nota, a Toyota reitera não acreditar que o modelo produzido no Brasil tenha qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco, "além das razões acima descritas, as quais estão relacionadas ao tapete do motorista".
Toyota Corolla 2.0 flex - foto Luís Perez
Toyota Corolla: recall começa nesta segunda (3)
A campanha será realizada em duas fases. A primeira consiste em verificar e, se preciso, fixar os tapetes genuínos. No caso dos não genuínos, esclarecer sobre seus riscos. A montadora recomenda agendar a visita à concessionária. "Porém, preventivamente, solicita-se a remoção imediata do tapete do lado do motorista, não o substituindo até que a verificação por um dos distribuidores Toyota tenha sido realizada", diz o comunicado.
Na segunda fase, cuja data de início ainda não foi anunciada, haverá colocação de avisos de segurança nos veículos, sobre uso e fixação de tapetes genuínos, entrega e explicação do encarte especial do manual do proprietário relativo ao uso e à fixação dos tapetes genuínos e substituição do tapete não genuíno por tapetes genuínos. Para mais informações, a Toyota deixa à disposição o tel. (0800) 703-0206 e o site www.toyota.com.br.
Confira os chassis dos modelos envolvidos
Recall Corolla

Minha foto

Advogado, Professor Universitário, Membro da Comissão de Direito Constitucional da OABGO, Pós-graduado em Direito Civil, Processo Civil pela UCAM,  Pós-graduado em Direito Tributário pela UNIDERP, ex-assessor jurídico do TJGO, ex-diretor jurídico do Procon-Goiânia.
 
Top