por Gladys Ferraz Magalhães
SÃO PAULO - Com o início do funcionamento do DDA (Débito Direto Autorizado), na última segunda-feira (19), os clientes bancários que optarem por receber seus boletos de pagamentos eletronicamente contarão também com novas ferramentas.
Isso porque a maior parte dos bancos está oferecendo recursos adicionais ao serviço, que prometem facilitar a vida financeira de seus usuários. Este é o caso do Itaú Unibanco, que, além do aviso da chegada de novas contas a pagar, via internet ou telefone celular, oferece, gratuitamente, a possibilidade do sacado eletrônico receber também avisos de quantos dias faltam para que expire o prazo de pagamento.
`A pessoa poderá escolher como quer receber estes avisos, se por celular ou e-mail, além de poder optar se quer receber avisos sobre quantos dias faltam para que a conta vença`, explica o superintende da instituição, Ângelo Fernandes.
O banco ainda possibilita ao cliente aprovar previamente o pagamento de alguns boletos específicos, desde que obedeçam a um valor também pré-aprovado; bem como opte por redirecionar uma determinada conta para outra pessoa, como o boleto de condomínio de um imóvel alugado.
Outros bancos
No caso dos bancos Real e Santander, de acordo com a assessoria de imprensa, entre os diferenciais estão a oferta de uma solução integrada por meio da qual os clientes poderão administrar não somente os boletos apresentados via DDA, mas também realizar pagamentos de contas e tributos, recargas de celulares e transferências.
O grupo oferece ainda a possibilidade de se fazer a impressão de uma segunda via do comprovante eletrônico do pagamento, em caso de necessidade específica, empréstimos com dez dias sem juros e a possibilidade de parcelar o saldo com a metade dos juros, para aqueles que tiverem eventual problema financeiro na hora de quitar seus compromissos.
Já os clientes do Bradesco terão disponível um novo portal, o Net Finanças Pessoais, no qual poderão visualizar todas as suas contas, bem como seu saldo, podendo, desta forma, ter maior controle orçamentário.
Além disso, os usuários da instituição receberão via torpedo, e-mail, telefone ou mensagem no caixa eletrônico, o aviso da chegada de novos boletos de cobrança.
Avisos
Os avisos de recebimento de novos boletos de cobrança estão presentes em quase todos os bancos. Além dos já citados, os clientes do HSBC e do Banco do Brasil também contarão com este serviço.
Neste último caso, contudo, quem quiser receber avisos por meio de SMS, deverá contratar o serviço de mensagens no telefone celular do Banco do Brasil, que custa, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição, R$ 2,50 mensais.
Os bancos Nossa Caixa e Caixa Econômica Federal informaram que, por enquanto, não possuem serviços adicionais ao DDA.
Fonte: Infomoney, 23 de outubro de 2009. Na base de dados do site www.endividado.com.br.